Consumo de combustivel.

23 04 2010

13042010046

Todo mundo que vai comprar um carro, fica preocupado no seu consumo, mas voçê sabe economizar ?

1) Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios.

2)Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador.

3) Esqueça o velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar a turbina ( se o seu carro tiver) e o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

4) Aerodinâmica: Dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.

5) Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro. O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.

6)Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.

7) Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.

8) Organize seu itinerário. Procure criar uma rota que atenda todos o seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias.

9) Procure caminhos alternativos. Ás vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.

10) Utilize o acelerador com suavidade.

11) Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.Se seu veiculo possuir cambio automático prefira deixar a alavanca na posição D.

12) Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.

13) O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. Um carro a 100 km/h tem um aumento de 20% confrontando com outros que não passavam dos 80 km/h.

14) Caminhar faz bem à saúde. Para percorrer pequenas distâncias, vá a pé.

15) Quando puder, utilize os transportes coletivos.

16) O carro é indispensável, identifique pessoas que façam o mesmo trajeto que você e sugira o transporte solidário.

17) Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal.

18) Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Use uma planilha para acompanhamento.

Post adaptado do texto de VHIGUTHI.

Curiosidades…

23042010058

Unidade de medida

Além da mais comum Km/L, também existe o padrão L/100Km, alguns carros que usam essa medida é o Hiunday i30 e o Mitsubishi Airtrek Turbo.

Encha o tanque somente quando necessário

Não faz sentido parar para abastecer quando ainda há bastante combustível no tanque. Deixe abaixar para cerca de 1/4. Paradas extras desperdiçam tempo e manter mais combustível que o necessário no carro representa peso a mais. Um litro de gasolina pesa cerca de 0,75 kg, e quanto mais peso você carrega, mais combustível você gasta.

Mas há exceções: com o clima extremamente frio (que não é o caso do Brasil), manter o tanque quase cheio minimiza a condensação (ou seja, água) que pode se formar no tanque. Condensação em excesso pode promover o congelamento dos tubos de combustível e outros problemas.

Outros casos dependem do seu padrão de dirigir. Se você percorre longas distâncias em horários irregulares, condições arriscadas ou em clima extremo, é do seu interesse manter um bom suprimento de gasolina no tanque. Esteja pronto para o inesperado. Isso vale para os carros flexíveis em combustível quando abastecidos com álcool, que se esvai mais rapidamente do que com gasolina.

Abastecer em manhãs frias

Líquidos expandem quando aquecidos, e isto inclui a gasolina. Desta forma, você consegue um pouco mais pelo mesmo valor ao comprar gasolina quando ela está mais densa, mesmo que a bomba mostre o mesmo total.

Rafa GM


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: